07/04/2017 15h30 - Atualizado em 07/04/2017 15h30
A Gestão Berg Campos realiza semana do AUTISMO

A secretaria municipal de educação promoveu a semana do autismo, na programação um conjunto de palestras sobre o tema.Os educadores durante oevento apresentaram informações conceituais sobre as causas e o tratamento desenvolvidos por vários profissionais da área da saúde, considerando que o autismoé um transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), marcada pelo início precoce de atrasos e desvios no desenvolvimento das habilidades sociais e comunicativas. São caracterizadas por uma grande variabilidade de apresentações clínicas, tanto em relação ao perfil da sintomatologia Foto: Divulgação
quanto ao grau de acometimento, mas são agrupados por apresentarem em comum uma interrupção precoce dos processos de sociabilização. São, por natureza, transtornos do neurodesenvolvimento que acometem mecanismos cerebrais de sociabilidade básicos e precoces. Consequentemente, ocorre uma interrupção dos processos normais de desenvolvimento social, cognitivo e da comunicação.

O professor Manoel Rodrigo, secretário municipal de educação, afirma que este evento Foto: Divulgação
faz referência ao dia mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, segundo o secretário, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.Lembou ainda, o primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação deste dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo, concluiu o secretario de educação, dizendo que "estamos contribuindo para chamar atenção da sociedade local e também estamos promovendo novas parcerias com instituições envolvidas neste tema no sentido de melhorar a formação dos diversos profissionais com atuação nesta área na cidade de Porto de Moz".

Ascon/Porto
Em, 07/04/17